quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A EUROPA DAS DITADURAS

A EUROPA DAS DITADURAS

Os Estados Unidos, após a aplicação do New Deal, conheceram melhorias na sua economia. Mas na Europa os efeitos da Grande Depressão mantiveram-se nos inícios dos anos trinta. Se na França e na Grã-Bretanha, os partidos políticos de uniram para enfrentar a grave situação social e económica, a Alemanha, Espanha e Portugal enveredaram pelo caminho da ditadura e do totalitarismo. A estes países se veio juntar a Itália que, no contexto da crise económica do primeiro pós guerra, já havia seguido esse caminho.




1 comentário:

Ana Filipa disse...

Biografia de Adolf Hitler

Adolf Hitler foi um ditador alemão, nasceu na Áustria a 1889, filho de Alois Hitler e Klara Poezl, fez parte do exército no começo da I Guerra Mundial. Tornou-se cabo e ganhou duas vezes a Cruz de Ferro por bravura.
Hitler associou-se a um grupo nacionalista, o Partido dos Trabalhadores Alemães, que mais tarde se tornou o Partido Nacional-Socialista Alemão (nazista).
Em 1921, Hitler tornou-se líder dos nazistas. Em 1929 ganhou um grande número de adeptos, de maneira que ajudado pela violência contra inimigos políticos, o seu partido floresceu. Foi em 1933 que o presidente Hindenburg o nomeou como chefe do geverno.
Hitler criou uma ditadura unipartidária e eliminou os seus rivais. Com a morte de Hindenburg Hitler assumiu o título de presidente do Reich Alemão.
Hitler seguia tácticas “intuitivas” indo contra conselhos de especialistas militares e obteve grandes vitórias.
Em 1941, assumiu o controlo directo das forças armadas, decidindo intensificar o assassinato em massa, que originou o holocausto judeu.
O holocausto judeu foi um dos piores massacres da história da humanidade, foi uma tentativa de extermínio dos judeus na Europa nazista. Este grande massacre teve o seu fim no dia 27 de Janeiro de 1945, quando as tropas soviéticas aliadas ao Reino Unido, Estados Unidos e França na II Guerra Mundial, invadiram o campo de concentração.
Nesse ano Hitler casou-se com a sua amante Eva Braun e suicidaram-se e os seus corpos foram encontrados queimados num abrigo subterrâneo.

Ana Filipa, 11ºE nº3