sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O Estado Novo ensinado às crianças





Com o Estado Novo abriu-se para Portugal uma época de prosperidade e de grandeza, comparável às mais brilhantes de toda a sua história.
Começámos a ter dinheiro bastante para todas as despesas do Estado, e ainda para desenvolver a nossa riqueza e levar benefícios a todas as terras, mesmo às mais humildes e distantes. (...) Repararam-se as estradas existentes e fizeram-se outras. Rearmou-se o exército. Restaurou-se a marinha de guerra e a mercante. (...) Construíram-se muitas escolas, e hão-de construir as que forem precisas para que todas as crianças em idade escolar tenham onde educar-se e instruir-se.

Livro de Leitura da 3ª classe 4ºEd., 1958








Salazar é o chefe ideal: manda com doçura, com autoridade moral e com firmeza. Não precisa de fazer discursos espectaculosos para se fazer obedecer. O exemplo da sua vida voluntariamente obscura dá-lhe um extraordinário prestígio e uma força sem igual.
A honestidade de Salazar constitui o melhor penhor do seu triunfo.
Tanto pode um homem de carácter.


Livro de Leitura para a 4ª classe, Editora Educação Nacional, Porto


Na aula de catequese














No exame





1. Refira -se aos métodos de inculcação dos princípios do Estado Novo na educação das crianças.

2. Saliente algumas frases exemplificativas.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

PORTUGAL - ESTADO NOVO






O Estado Novo
A revolta de 28 de Maio de 1926 põe fim à Primeira República portuguesa: dissolve as instituições políticas democráticas, extingue os partidos políticos e instaura uma ditadura militar. Se o movimento congregava de início diversas facções ideológicas desde republicanos conservadores a fascistas, depressa a figura do Ministro das Finanças nomeado em 1928, Oliveira Salazar, se irá definir como a principal referência política do novo regime.
Sem rejeitar teoricamente a forma republicana de governo, a nova Constituição de 1933 e as revisões de que foi objecto consagrava um Estado forte, recusando o demo-liberalismo; o nacionalismo corporativo, o intervencionismo económico-social e o imperialismo colonial constituíram as linhas mestras de um sistema de governo que, sobretudo a partir da Guerra Civil de Espanha, se caracterizou pela censura férrea das opiniões discordantes e pela repressão dos seus opositores. A pedra base de aplicação de tais métodos é constituída pela polícia política salazarista a PIDE.
O que não impediu, porém, que, em 1958, a candidatura do general Humberto Delgado em oposição ao candidato do regime, Américo Tomás, apesar de derrotada, abalasse um regime que sobreviveu à morte de Salazar, ocorrida em 27 de Julho de 1970.
O seu sucessor, Marcelo Caetano, apesar de uma prometida e apaziguadora liberalização do sistema político, não consegue mais que uma mudança de nomes nas instituições repressivas e, sobretudo, vê-se a braços com as graves consequências de uma guerra colonial que se prolongava desde 1961. O que esteve, aliás, na origem de um novo movimento militar que, no dia 25 de Abril de 1974, irá depôr o governo e conduzir à restauração da democracia.
historia25.no.sapo.pt/


















- RETIRE DO TEXTO AS PALAVRAS QUE CARACTERIZARAM O ESTADO NOVO.
- QUE SOMBOLOGIA FOI UTILIZADA NO CARTAZ DE PROPAGANDA À VOTAÇÃO NA UNIÃO NACIONAL?