quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

A Implantação da República em Portugal




O Que Foi o 5 de Outubro?











Nos dias 4 e 5 de Outubro de 1910 alguns militares da Marinha e do Exército iniciaram uma revolta nas guarnições de Lisboa, com o objectivo de derrubar a Monarquia. Juntamente com os militares estiveram a Carbonária e o as estruturas do PRP (Partido Republicano Português). Na tarde desse dia, José Relvas, em nome do Directório do PRP, proclamou a República à varanda da Câmara Municipal de Lisboa. No dia 6 o novo regime foi proclamado no Porto e, nos dias seguintes, no resto do país. Em Braga foi-o no dia 7, tendo tomado posse da Câmara o Dr Manuel Monteiro.
A queda da Monarquia já era de esperar. Dois anos antes D. Carlos e D. Luíz Filipe haviam sido assassinados por activistas republicanos. O reinado de D. Manuel II tentou apaziguar a vida do país sem sucesso. Foi um reinado fraco e inexperiente. Apesar de o 5 de Outubro não ter sido uma verdadeira revolução popular, mas sobretudo um golpe de estado centrado em Lisboa, a nova situação acabou por ser aceite no país e poucos acreditaram na possibilidade de num regresso à Monarquia.
Seguiu-se um período de democracia republicana, caracterizado por forte instabilidade política, conflitos com a Igreja, mas também grandes progressos na educação pública. A chamada I República Portuguesa terminou em 1926, com o golpe de 28 de Maio, a que se seguiram muitos anos de ditadura.
Após o 5 de Outubro foi substituída a bandeira portuguesa. As cores verde e vermelho significam, respectivamente, a esperança e o sangue dos heróis. A esfera armilar simboliza os Descobrimentos, os sete castelos representam os primeiros castelos conquistados por D. Afonso Henriques, as cinco quinas significam os cinco reis mouros vencidos por este Rei e, finalmente, os cinco pontos em cada uma as cinco chagas de Cristo. O hino A Portuguesa , composto por Alfredo Keil tornou-se o hino nacional.










Para que a primeira década do século XX fique mais rica, temos que trabalhar a História de Portugal e dar destaque à Implantação da República em 1910.


Este é o trabalho que vos proponho para o primeiro mês de 2008. Começar o ano com uma REVOLUÇÃO.


TRABALHOS CURTOS, MAS PESSOAIS!!! FIM AO COPY/PAST!

4 comentários:

Anónimo disse...

No dia 5 de Outubro de 1910 foi implantada a república em Portugal. Os movimentos implicados na revolução foram o Partido Republicano Português e a Carbonária (organização secreta que tinha como principal objectivo a deposição da monarquia), com o apoio de oficiais republicanos. A revolução começa à 1 da madrugada na capital. De todas as acções levadas a cabo pelos revolucionários a mais espectacular e eficaz foi a do bombardeamento por parte dos navios "S. Rafael" e "Adamastor" do Palácio das Necessidades, onde o rei D. Manuel II estava presente. Um dos tiros fez mesmo cair o pavilhão real. No final a revolução saldou-se por 76 mortos, 186 feridos civis e 122 feridos militares. Foi José Relvas, membro do partido republicano, quem, da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa, proclamou finalmente a república.

Andreia Barbosa 10ºD nº5

Anónimo disse...

Estou em parte de desacordo com o PRP, visto que planejaram a revolução sem antes se terem precavido e pensado nos seus actos no pós-revolução. As réplicas da revolução vieram demonstrá-lo: gerou-se uma grande instabilidade política, o que não beneficiou o país em nada. Por outro lado concordo com outros objectivos da revolução tais como: o fim a monarquia que se tinha deteriorado no reinado de D. Carlos I, que apesar de ser um Rei culto e ligado às artes, não soube pintar da melhor forma o retrato do seu país. E a laicização do Estado português, visto que o Clero ganhava muito à custa do Estado.

Emanuel Melo nº 30 10ºE

Anónimo disse...

Acho que 5 de Outubro é dia de comemoração da implantação da Republica em Portugal. Implantação da Republica contra uma Monarquia caduca, caceteira, corrupta e, como sempre, não representativa.
A implantação da Republica teve muito de levantamento popular. No entanto, as comemorações nos nossos dias não têm nada a ver com isso. A Republica em 2006 diferencia-se muito pouco das monarquias.
Maria 10ºE

Anónimo disse...

Miguel Andrade 11ºD

5 de Outubro de 1910, esta data teve como resultado a Proclamação da Républica Portuguesa, que veio pôr termo á monarquia em Portugal.
A Revolução de 5 de Outubro de 1910, foi desenvolvida pelo partido Republicano, que tiha por objectivo a substituição do regime.