sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Propaganda anti-semita

Propaganda anti-semita

O anti-semitismo foi uma das características do nazismo que conduziu ao programa "Solução Final" que tinha como objectivo a morte de todos os judeus.

6 comentários:

Anónimo disse...

1-A imagem é de uma fonte histórica,pois é uma imagem feita na época.

2-eu acho que esse título"eterno judeu" significa que um judeu,é sempre um judeu.e sempre serão vistos como um conjunto de pessoas culpadas da morte de jesus,acusados de exploração económica;daí o esteriótipo usuário.Ainda eram vistos como marginais,
sofrendo sempre expulsões,leis discriminatórias e encerramento em guetos ou judiciárias.
A nível político,mais recentemente foram acusados de expalhar o marxismo que tinha uns ideais completamente opostas ao do fascismo pois esse factor veio agudizar ainda mais o anti-semitismo(doutrina racista,defendida pelos Nazis que consideravam os semitas uma "raça inferior").Porém para os Nazis,embora erradamente,os semitas eram identificados exclusivamente como Judeu.e sendo assim identificados foram deportadas e inúmeras vieram a ser vítimas de um autêntico genocídio,que eliminou milhões de judeus nos campos de concentração.

3-Na mão direita o Homen pareçe ter um chicote feito de ossos.

4-Penso que a imagem anti-semita reforçada por esse pormenor é a de genocídio.Isto significa extermínio em massa de um grupo humano com a mesma nacionalidade,a mesma origem étnica ou a mesma religião.Com isto, milhões de judeus foram eliminados nos campos de concentração.

5-Na outra mão o homen segura moedas.

6-Eu acho que o facto dele ter moedas na mão,significa que inicialmente os Judeus até eram um povo com algumas regalias.visto que se dedicavam,não só as tarefas religiosas e a medicina mas também encontrava-se limitados ao sector económico,comercial,industrial e a propriedade.E na Alemanha ocupavam lugar importante na vida económica.

7-De baixo do braço o homen pareçe segurar um mapa de alemanha.

8-o símbolo representado no mapa é o símbolo do comunismo.

9-esse símbolo terá sido colocado no mapa com objectivo de denegrir a imagem dos Judeus,mostrando que eles defendiam o comunismo.

10-O homen trás vestido uma samara,longa e preta.A sua expressão facial demonstra tristeza,solidão,fome,desgraça e medo e a sua postura, fisicamente, é de um senhor já com uma certa idade que embora não seja magro nota-se que é uma pessoa sem condições básicas para se sustentar,segura as moedas de uma forma como se tivesse a pedir esmola,demonstrando desse modo uma pessoa que precisa de ajuda.
concluindo representa a submissão dos Jdeus face aos Nazis.

11-Nesta representação, os Nazis pretendem humilhar e denegrir a imagem judaica.Demonstrar ainda mais a sua inferioridade face aos arianos,impondo-se como sendo uma "raça superior" que deviam dispor de um espaço vital(territórios considerados necessários para o bem-estar e o crescimento do povo alemão,que tinha direito de conquistar aos "povos inferiores").

Anónimo disse...

1-A mensagem veiculada no cartaz no seu todo é de que os judeus eram de ua "raça inferior"a mais perigosa relativamente a todas as outras,e por isso mereciam ser deportados e eliminados pois eram vistos como a causa de todos os males.

2-Penso que as cores utilizadas no cartaz têm sim algum significado,tendo em conta que popularmente,a cor amarela representa a fome,o vermelho o sangue que nos leva a pensar em "morte"e o preto remete para triteza,desgraça entre outros aspectos negativos.

3-Representando dessa forma os Judeus,reforça-se os esteriótipos Nazis,pois eles eram vistos como nómadas e a nível económico o estereótipo utilizado para os designar era o "judeu usuário".
Nesta representação eles são fortemente criticados e humilhados,veiculando assim,os nomes atribuídos a essa raça considerada inferior e que merecia ser desprezado e eliminada o mais depressa possível.

4-Esta caracterização dos judeus ajuda nos objectivos dos Nazis,pois depois das pessoas verem este cartaz,ficarão de imediato com uma péssima impressão dos judeus,aumentando de pessoa para pessoa a "sede" de acabar com essa raça considerada extremamente pegadora e perigosa.E ainda a maior opisição a raça superior "os arianos".

Patriota disse...

Respostas:

1 – É uma fonte histórica.

2 – O título do cartaz “O Eterno Judeu” tenta transmitir a imagem da “impureza racial” judaica, e de todos os “não arianos”, mostrando o judeu como um onzeneiro, que apenas tem como objectivos a destruição e o “envenenamento” da Alemanha (e do mundo). Este tipo de propaganda foi muito comum no regime nazi, de maneira a denegrir a imagem do povo judaico: uma vez nascido judeu é impossível “purificar” o sangue. Sob esta efígie condenaram-se á morte milhões de pessoas.

3- O homem segura moedas.

5- Simbolizam a ganância, a opulência e a corrupção provocada por este povo.

6 – Na outra mão segura um chicote.

7 – Representa a maldade judaica, na representação propagandística nazi. Normalmente o chicote representa a tentativa de “domar”, “dominar” ou “magoar” estes sentidos são aplicados aos judeus.

8 – Debaixo do braço o homem segura um mapa da URSS com os símbolos comunistas representados.

9 – É o símbolo comunista: “a foice e o martelo”.

10 – Para mostrar o judeu como simpatizante marxista.

11 – O homem traja típicas roupas da comunidade judaica, provavelmente um traje de rabi, longo mato negro. Na cabeça os “Kipás” ou “Gorras com Cobertura”, típicas do judaísmo. A postura da indiferença face ás moedas de ouro – que nem um Judas -, de descontracção face aos problemas do mundo – como se os tivesse provocado propositadamente -, a face de homem tranquilo que ao mesmo tempo ajeita os ombros para negar o próprio mal cometido.

12 – Os nazis usaram esta representação para revelar tudo quanto há de mal no povo judaico, mesmo que essas representações se baseiem em autênticas falácias que têm por objectivo culpar os judeus por todo o mal existente, denegrindo o povo como seres do “pecado”, da “maldade e da “inferioridade” rácica.

13 – A mensagem é a “inferioridade racial”, a “demonização” dos judeus, e vários motivos para que os alemães desconfiem deste povo.

14 – As cores são usadas para captar mais as atenções. As letras - principalmente a vermelho, o paradoxo judaísmo/marxismo.

15- Assim os nazis fazem crer a todos os alemães, o quão destrutivo pode ser um judeu, alimentando desta maneira o ódio anti-semita, a xenofobia. Recordo as palavra de um historiador alemão: “As paredes de Auschwitz, não começaram com tijolos, mas com palavras.”

16 - Representando assim o judeu, apenas reforça o ideal xenófobo nazi: “degeneração” do povo judaico; a “corrupção” que provocam; a aliança judaico-marxista, como se a ascensão marxista tivesse sido um plano judaico (os malfadados “Protocolos dos Sábios do Sião”); a descontracção destes indivíduos, como se todos os problemas lhes “passassem ao lado”, apenas preocupados com os seus lucros, culpando-os das derrotas da Alemanha, assim como a humilhação imposta a esta. Nesta propaganda os alemães encontravam todos os defeitos e malefícios do povo judeu: mentiras e falácias propositadamente criadas para denegrir a imagem deste povo.

Anónimo disse...

1 - Esta é uma fonte histórica.

2 - O cartaz, ao fim ao cabo, tem como função denegrir a imagem dos judeus, pois acreditava-se que a pureza da raça ariana devia ser defendida através da impiedosa perseguição aos judeus. O título do cartaz tenta mostrar que, tipicamente, os judeus eram maus, inferiores, uma raça poluída e deformada, que não trazia nada de bom e se apoderava da riqueza dos países onde se instalavam.

3 - Na sua mão direita tem moedas.

4 - Tentava-se difundir a ideia de que os judeus eram pessoas gananciosas, que eram corruptos. Os judeus tinham o capital para o desenvolvimento da economia alemã e o povo, influenciado por estas campanhas, acreditava que os judeus se apoderariam de toda a riqueza e de tudo o que era importante dos países onde se instalavam.

5 - Na outra mão segura um chicote.

6 - Poderá ter a ver com o facto de se dizer que foram os judeus que chicotearam Cristo ou ser uma representação da força e poder que os judeus poderiam ter sobre a sociedade e que, por isso, deviam ser parados.

7 - Debaixo do braço segura um mapa da URSS com o símbolo comunista.

8 - Símbolo do Comunismo.

9 - Porque o judaísmo foi um dos assuntos sobre o qual Marx escreveu também, além do Comunismo (através do qual projectava o futuro da humanidade). Tudo isso era o que a propaganda nazi combatia, utilizando esta imagem negativa de um judeu, mostrando-o como simpatizante marxista e destes ideais, fazia-se assim a propaganda contra os judeus e aquilo que acreditavam.

10 - O homem exibe uma postura de indiferença e de tranquilidade, segurando as moedas conseguidas pela corrupção e desonestidade. Usa o traje típico judeu: os “kipás” ou “gorras de cobertura” usadas pelos homens na cabeça e um longo manto negro.

11 - Toda esta apresentação dos judeus pode servir os objectivos dos Nazis, mostrando o lado ganancioso e corrupto deles, culpando-os por todos os problemas existentes e mostrando a inferioridade desta raça em relação aos arianos.

12 - No seu todo, o cartaz mostra a inferioridade desta raça e de como é importante que não sejam confiados e sejam expulsos da Alemanha.

13 - As cores poderão ter sido escolhidas de maneira a que o cartaz chame mais a atenção, utilizando as letras a vermelho talvez para mostrar algum tipo de gravidade do assunto.

14 - Ao representar assim os judeus, alimenta-se a xenofobia em relação a esta raça, tentando focar a sua inferioridade em relação á raça ariana, aumentando o ódio anti-semita e mostrando como não se pode confiar neste povo vigarista e corrupto.

15 - Caracterizando os judeus mostrando-os como a causa de todos os problemas da Alemanha, alimentando todo este ódio, fazendo acreditar que apenas a raça ariana é boa e deve existir, a imagem dos judeus era completamente denegrida e descredibilizada, pondo toda a gente contra eles.

nº7 11ºE

Anónimo disse...

1- Esta é uma fonte histórica.

2- O título do cartaz significa que naquela altura quem nascesse Judeu não tinha salvação frente ao anti-semitismo do nazismo que tinha como objectivo a morte de todos os Judeus.

3- O homem na mão direita tem moedas.

4- É reforçada uma imagem de ganância e exibionismo deste povo.

5- O homem segura um chicote na outra mão.

6- Signfica o lado agressivo do povo Judaico, uma das ideias da propaganda nazista que queria passar ao resto do mundo.

7- O homem debaixo do braço segura um mapa da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

8- É o símbolo do Comunismo, uma foice e um martelo.

9- Para transparecer a ideia de que os Judeus eram adeptos do Comunismo.

10- O homem usa o traje típico judeu, (os kipás ou gorras de cobertura) e um longo manto negro.A sua indiferença perante as moedas que tem na mão e a sua descontracção perante aos problemas do mundo. Típico do Judaísmo.

11- Toda esta apresentação dos Judeus servia os objectivos dos Nazis demonstrando todos os seus defeitos levando a que o auditório vissem os Judeus como uma raça inferior perante as do resto do Mundo.

12- A mensagem veiculada pelo cartaz é da inferioridade da raça Judaica e do essencial que é expulsar esta raça no seu todo da Alemanha.

13-A cor de fundo um amarelo que chama muito a atenção e as cores das letras o vermelho para captar mais a atençao do auditório.

14-Os nazis transmitiam assim a xenefobia pelos Judeus, focando nos defeitos criaram uma imagem de um Judeu vigarista e corrupto no qual as pessoas não deviam confiar.

15- Esta caracterização dos Judeus ajuda aos objectivos dos nazis porque se as pessoas ficassem com esta imagem de um Judeu que aldraba, que rouba i a postura descontraída perante os problemas do mundo iriam levar à aniquilação.

Tiago Loureiro Nº 22 11ºD

Anónimo disse...

Respostas:

1) Fonte Histórica.
2)O título do cartaz tem por objectivo, no fundo destruir a raça judaica e de todos aqueles que são não arianos. Situações deste tipo encontravam-se muito neste regime, pode-se dizer que era um regime narcizista.
3)Tem moedas na sua mão direita.
4)Simboliza a corrupção.
5)Tem um chicote na sua mão esquerda.
6)O chicote tenta transmitir a ideia de quem consegue a submissão de outrem ou magoar, o que era aplicado aos judeus.
7)Segura um mapa com símbolos comunistas.
8)"o martelo a foice", o símbolo comunista.
9) Para mostrar o judeu como simpatizante marxista.
11)Os nazis usaram essa representação com o objectivo de culpabilizar todos os judeus.
12)A inferioridade da raça judaica.
13)a cor vermelha é utilizada para captar a atenção.
14)Para alimentar a ideia de como pode ser destrutivo um judeu, a todos os Alemães.
15)Era o principal objectivo dos Nazis, denegrir a raça judaica, atravès deste tipo de "publicidade", enganosa e falça.

Miguel Andrade 11ºD nº20