sábado, 23 de fevereiro de 2008

A DÉCADA DE DEZ



A década de 1910 (ou simplesmente "década de 10") foi um período marcante da história mundial. Nesta época ocorreu a Primeira Guerra Mundial e o início da Revolução Russa, que instituiria o comunismo naquele país.
Nesta época popularizou-se a rádio como média de massas e também o
automóvel como meio de transporte, com a indústria à época dominada pela Ford.
Foi também uma época de alta secularização na Europa, ao mesmo tempo que vários movimentos filosóficos como o Pentecostalismo e o Esoterismo (Teosofia,
Rosacrucianismo, etc.) cresciam na América. Cresciam também os movimentos artísticos modernistas, especialmente na pintura (cubismo, dadaísmo) e na música (dodecafonismoo, jazz).



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre




















Recolha informações sobre uma das palavras sublinhadas no texto de apresentação desta DÉCADA.

4 comentários:

Anónimo disse...

Um automóvel (do grego auto, por si próprio, e do latim mobilis, mobilidade), refere-se a um objecto responsável pela sua própria locomoção, é um veículo motorizado, geralmente destinado ao transporte de passageiros ou mercadoria. A definição abrange a todos os veículos com auto propulsão movido a combustão interna, que pode ser gerada por álcool, gasolina, gás, diesel, hidrogénio, etc.

O primeiro automóvel a chegar a Portugal foi um veículo da marca Panhard-Levassor tendo sido importado de Paris pelo 4º Conde de Avilez, em 1895.
Na alfândega de Lisboa, ao decidirem a taxa a aplicar, hesitam entre considerar aquele estranho objecto máquina agrícola ou máquina movida a vapor. Acabam por se decidir por esta última.
Este veículo ficaria também para a história por um acontecimento insólito: logo na sua primeira viagem, entre Lisboa e Santiago do Cacém, ocorreria o primeiro acidente de viação em Portugal, tendo por vítima um burro, atropelado a meio do percurso.

Margarida Gomes
Nº16
10ºD

Anónimo disse...

O jazz é uma manifestação artística-musical de origem americana.Esta manifestação surgiu no início do século XX na região de Nova Orleães e nas suas proximidades,tendo na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam um dos seus espaços de desenvolvimento mais importantes.

O Jazz desenvolveu-se com a mistura de várias tradições musicais, em particular a afro-americana. Os instrumentos musicais básicos para o Jazz são: o saxofone,o piano e a guitarra. Uma pequena banda de músicos, a maioria deles vindos de Nova Orleães, tiveram uma participação importante no desenvolvimento e disseminação do Jazz. Este estilo musical vive muito da improvisação.
Em 1903 nasceu Earl Hines, que se tornou um célebre músico de jazz.


Trabalho realizado por:
Alexandra Fernandes
Nº1
10ºE

Anónimo disse...

O sistema político vigente na Rússia, até cerca de 1917, era uma monarquia absolutista, num país rural, governado por senhores feudais (nobreza rural), dessa elite constituíam-se os chefes do exercito, da política e da Igreja. A industrialização veio tarde e fraca.
Apesar de todas as transformações a nível político e social, levado acabo por vários Czares desde Alexandre II (1858 – 1881), o descontentamento popular aumentou. A prova disso foi o chamado Domingo Sangrento em 1905, viram-no como um ensaio para a Revolução de 1917, quando o governo Liberal Burguês é deposto, a chamada revolução bolchevique, ou Revolução de Outubro.
Os burgueses, liberais e socialistas, já haviam deposto o czar na Revolução de Fevereiro, pelas suas desastrosas políticas, que começaram com a guerra contra o Japão e terminavam com a entrada da Rússia na Grande Guerra. Mas tão pouco os burgueses fizeram algo para a tirar do conflito. Os bolcheviques fariam esse trabalho, entregando parte do território Russo, a seguir, nacionalizam terras e industrias, abulem a propriedade privada e confiscam bens à Igreja.
O Czar Nicolau II é fuzilado, juntamente com toda a sua família a 17 de Julho de 1918.
Seguir-se-ão anos de guerra civil, até que em 1921 é criada a URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Daniel Sousa
nº9
10ºD

Anónimo disse...

Miguel Andrade 11ºD

O Jazz é uma manifestação artística-musical que teve origem os EUA. Tinha principalmente uma cultura popular e cetrada nas comunidades negras.